- descarte seu lixo corretamente nas lixeiras destinadas a recolher vidro, papel, metal e plástico;
- ao utilizar papel toalha para secar as mãos procure ser consciente, use só o necessário;
- nos dias mais quentes, traga sua própria garrafa com água de casa, você pode enchê-las nos bebedouros do Colégio;
- evite comprar garrafas de água, as razões para essa atitude são muitas:
* Saúde - a água armazenada em garrafas plásticas fica contaminada com elementos tóxicos do plástico, como o Bisphenol-A (BPA) e outras substâncias que podem levar ao câncer.
* Ambiente - nos EUA são produzidas 28.000.000.000/ano de garrafas plásticas para água; 86% delas vão parar no lixo comum; a produção delas lança 2.800.000 toneladas de CO2 na atmosfera. - a produção, embalagem, transporte e descarte das garrafas de água, gera muita poluição.
- procure economizar papel, quando possível utilize o verso de folhas já usadas;
- não deixe seu PC ligado a toa, o uso de computador reduz o consumo de papel mas, no entanto, aumenta a demanda de energia e, consequentemente, mais termoelétricas e hidroelétricas (a primeira lança grande quantidde de poluentes no ar, água e solo, a segunda exige a inundação de extensas áreas florestais) serão necessárias para suprir a demanda de energia no país.
E lembre-se!!!
- não desperdiçe água, nem alimentos (compre só o que você vai consumir);
- não compre animais silvestres, o lugar deles é no habitat natural;
- adote um animal doméstico;
- não se acomode diante da destruição do ambiente, denuncie!
- plante árvores nativas, elas são mais adequadas para os animais nativos; as árvores reduzem o efeito estufa porque consomem CO2, que é um dos gases envolvidos no aumento da temperatura global; as árvore filtram a radiação solar e por isso ajudam a reduzir os efeitos negativos da radiação em excesso; as árvores refrescam o clima local porque lançam vapor de água na atmosfera durante o processo de transpiração nas folhas; as árvores embelezam e valorizam os imóveis e além disso produzem flores e frutos; as árvores que não produzem frutos do nosso interesse, ainda assim fornecem recursos para os animais nativos, muitos pássaros se alimentam de suas flores ou frutos, insetos e pássaros procuram o néctar ou o pólem, ou seja, as árvores, de um modo ou de outro, sempre são provedoras.
Veja algumas sugestões:
de cima para baixo: coqueiro jerivá - sibipiruna - quaresmeira - paneira
outras sugestões de nativas: palmito juçara, araçá. pitanga, uvaia, jaboticaba, goiaba, bacupari, butiá, cereja do mato.