9 de mai. de 2010

Dia das Mães

Boa noite!

         Gostaria de deixar aqui uma homenagem especial pelo dia das mães. Provavelmente, você que está lendo não é mãe ( a não ser que você seja a professora Karen), mas certamente tem uma ou alguém que você considera como tal. Pois é, como já deu para perceber não é a professora Karen postando. No fim da postagem me explico:
          Eu aprendi que mãe não é apenas aquela a qual gera, mas que cuida, orienta, corrige. Resumindo: mãe ama. Mãe é uma palavra especial demais para ser desprezada ou esquecida e este é o motivo desta data.
          A autora deste blog, em três anos, cativou-me de tal forma, que posso definir apenas dizendo que é amor de mãe. Eu não poderia deixar esse dia passar  em branco, sem ao menos mostrar o quanto sou grata por tudo aquilo que ela fez e tem feito por mim.
          Mãe, te amo!

Não quero que você pense que esse privilégio é exclusivo meu, pois a professora Karen é um pouco mãe de cada um de vocês. Desde os alunos do primeiro ano, que ela trata com tanto carinho, até os terceiros e ex-alunos. Tudo o que ela prepara: as atividades, trabalhos e até mesmo as 'temidas provas', são pensando no bem de vocês, com muito carinho e dedicação. Se ainda não entenderam isso, esperem alguns anos e entenderão.
   Sou uma ex-aluna eternamente grata ao CC e especialmente à minha mãe.
 

6 de mai. de 2010

Cariótipo e Idiograma

 Cariótipo
  Cariótipo é o conjunto cromossômico das células de uma espécie ou a constante cromossômica diplóide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática* diplóide (2n).
     A representação 2n para uma célula diplóide indica que ela tem um número dobrado de cromossomos, ou seja, para cada cromossomo há um outro igual a ele - seu par. A letra "n" é uma variável, uma vez que o número haplóide (sem considerar os pares) de cromossomos varia de acordo com a espécie, veja: Homo sapiens 2n = 46, onde n = 23 (nos gametas); Culex pipiens (mosquito comum) 2n = 6, onde n = 3; Carica papaya (mamão papaia) 2n = 18, onde n = 9; Equus cabalus 2n = 66, onde n = 33.
Cariótipo de célula diplóide humana

 Idiograma
      Os cromossomos de uma célula diplóide podem ser organizados de modo pareado, aqueles que são pares possuem o mesmo tamanho e mesma morfologia.


Idiograma de Allium cepa (cebola). Foto: professora Karen   

  Assim, é possível construir um idiograma, conjunto organizado de cromossomos de uma espécie. Na espécie humana, a montagem de idiogramas a partir de células diplóides, permite identificar possíveis erros no cariótipo, como é o caso da síndrome de Down, cujo portador apresenta um cromossomo número 21 a mais em suas células - é a chamada trissomia do 21.

* somática = célula diplóide do corpo que se divide por mitose, gerando células diplóides