6 de mai. de 2010

Cariótipo e Idiograma

 Cariótipo
  Cariótipo é o conjunto cromossômico das células de uma espécie ou a constante cromossômica diplóide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática* diplóide (2n).
     A representação 2n para uma célula diplóide indica que ela tem um número dobrado de cromossomos, ou seja, para cada cromossomo há um outro igual a ele - seu par. A letra "n" é uma variável, uma vez que o número haplóide (sem considerar os pares) de cromossomos varia de acordo com a espécie, veja: Homo sapiens 2n = 46, onde n = 23 (nos gametas); Culex pipiens (mosquito comum) 2n = 6, onde n = 3; Carica papaya (mamão papaia) 2n = 18, onde n = 9; Equus cabalus 2n = 66, onde n = 33.
Cariótipo de célula diplóide humana

 Idiograma
      Os cromossomos de uma célula diplóide podem ser organizados de modo pareado, aqueles que são pares possuem o mesmo tamanho e mesma morfologia.


Idiograma de Allium cepa (cebola). Foto: professora Karen   

  Assim, é possível construir um idiograma, conjunto organizado de cromossomos de uma espécie. Na espécie humana, a montagem de idiogramas a partir de células diplóides, permite identificar possíveis erros no cariótipo, como é o caso da síndrome de Down, cujo portador apresenta um cromossomo número 21 a mais em suas células - é a chamada trissomia do 21.

* somática = célula diplóide do corpo que se divide por mitose, gerando células diplóides



Nenhum comentário: