17 de fev. de 2013

Introdução ao Estudo da Biologia


Os especialistas em estudar a vida são chamados Biólogos. Eles consideram que existem vários níveis de estudo da vida, “embutidos” um dentro do outro.

Níveis de Organização da Vida







Principais Subdivisões da Biologia


Citologia – (do grego Kitos, “célula”, logos, “estudo”): estuda a célula, tanto sob o ponto de vista estrutural (= morfológico ou anatômico), quanto funcional (= fisiológico). A Citologia envolve muitos aspectos da Biologia Molecular e de Bioquímica. Citoquímica (do grego Kitos, “célula”, e chemei, “química”) ou Biologia Molecular: estuda a composição química e os processos biológicos a nível molecular, que ocorre no interior da célula.
Histologia – (do grego hystos, “tecido”) estuda os tecidos sob os pontos de vista anatômico ou fisiológico.
Anatomia – (do grego anatome, “dissecação”) estuda a estrutura macroscópica (órgãos, sistemas e aparelhos) dos organismos.
Morfologia – (do grego morpho, “forma”) estuda a constituição dos seres vivos. A morfologia é estudada em diversos níveis.
Fisiologia - (do grego physio, “natureza” no sentido de funcionamento) estuda o funcionamento de células, tecidos, órgãos ou sistemas. A Morfologia e a Fisiologia estão intimamente relacionadas. Não se pode entender completamente uma estrutura sem conhecer suas funções nem entender completamente uma função sem conhecer as estruturas envolvidas.
Taxonomia - (do grego taxis, “ordem”, e nomos, “lei”) estuda as prováveis relações de parentesco entre os seres vivos, classificando-os em grupos de acordo com suas semelhanças.

Embriologia – (do grego embryon, “embrião”) estuda a formação e o desenvolvimento dos embriões.
Genética – (do grego genetikos, “que gera, procria”) estuda a natureza química do material hereditário, os mecanismos de sua transmissão ao longo das gerações e os modos de ação desse material.
Evolução - estuda as transformações ocorridas nos seres vivos ao longo do tempo, das gerações.
Ecologia – (do grego oikos, “casa”, o termo “casa”, nesse contexto, tem um sentido amplo, significando o ambiente em que vivemos) estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.
Paleontologia – (do grego palaios, “antigo”, e ontos, “ser”) estuda os vestígios deixados pelos seres vivos que viveram no passado, para reconstruir a história da vida no planeta.

“A biologia pode também ser dividida de acordo com o tipo de organismo estudado”. Nesse caso, temos:
Virologia – 
Microbiologia –  
Protozoologia –
Parasitologia –
Botânica –
Micologia –
Zoologia - estuda os animais. Pode subdividir-se em ramos específicos como: ictologia – estuda os peixes; entomologia - estuda os insetos; ornitologia - estuda as aves; malacologia – estuda os moluscos; herpetologia – estuda os anfíbios e répteis; mastozoologia – estuda os mamíferos; etologia – estuda o comportamento animal.


E qual a importância de estudar a vida em todos os níveis de organização?

     O estudo da vida em todos os níveis de organização permite compreender melhor as relações que se estabelecem entre a biodiversidade e também entre ela e o ambiente. Quando se compreende a complexa dinâmica entre biodiversidade e ambiente, é possível perceber o quanto é importante a conservação dos ecossistemas para a manutenção da vida em todos os níveis de organização. Cada ser vivo tem seu papel no equilíbrio dos ecossistemas.
     "A expressão Diversidade Biológica foi criada porThomas Lovejoy em 1980, ao passo que o termo Biodiversidade foi usado pela primeira vez pelo entomologista E. O. Wilson, em 1986, num relatório apresentado ao primeiro Fórum Americano sobre diversidade biológica, organizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA [National Research Council (NRC)]. O termo Biodiversidade foi sugerido a Wilson pelos integrantes do NRC, a fim de substituir a expressão Diversidade Biológica, considerada menos eficaz em termos de comunicação.  Não há uma definição consensual de Biodiversidade. Uma delas é: "Biodiversidade é a medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas.A importância da biodiversidade está na relação direta da influência que exerce no Planeta, como: regular o clima; proteger e manter os solos; fazer a fotossíntese, disponibilizando o oxigênio necessário à respiração e a matéria básica para os alimentos, roupas e medicamentos. O grande valor da biodiversidade justifica investimentos visando sua conservação, sobretudo em razão do seu potencial para a biotecnologia atual, especialmente na engenharia genética, e para a geração de novas culturas alimentícias e industriais. Portanto, a biodiversidade também traz benefícios econômicos, o que representa mais um incentivo para sua conservação" (Edison Barbieri. BIODIVERSIDADE: A VARIEDADE DE VIDA NO PLANETA TERRA; disponível em; ftp://ftp.sp.gov.br/ftppesca/biodiversidade.pdf).



O estudo da vida, permite compreender a dinâmica dos ecossistemas 

Mapa da Amazônia. 
Disponível em: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/

LEITURA: "Comendo a Amazônia"
http://www.greenpeace.org/brasil/Global/brasil/report/2007/7/comendo-a-amaz-nia.pdf

Floresta Amazônica


Pantanal. (Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/)

Aspecto do Bioma Mata Atlântica
 (Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2009/06/01/a-mata-atlantica-por-um-fio/)







Nenhum comentário: